Trump se encontrará com premiê japonês antes de possível cúpula

Líderes dos EUA e do Japão concordaram em cooperar para que encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, seja significativo, segundo agência nipônica

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, discutiram sobre a Coreia do Norte por telefone nesta segunda-feira e confirmaram que se encontrarão antes da esperada cúpula entre EUA e Coreia do Norte, disse a Casa Branca.

Um comunicado da Casa Branca informou que, em sua ligação, Trump e Abe "afirmaram o imperativo compartilhado de alcançar o completo e permanente desmantelamento das armas nucleares, químicas e biológicas e dos programas de mísseis balísticos da Coreia do Norte".

Mais cedo, a agência de notícias japonesa Kyodo citou que Abe disse que os dois líderes concordaram em cooperar para fazer o encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano significativo.

Na semana passada Trump cancelou o encontro com Kim, planejado para 12 de junho em Cingapura, antes de anunciar que havia reconsiderado e que autoridades dos EUA e Coreia do Norte estavam se encontrando para acertar detalhes.

No domingo, o Departamento de Estado dos EUA disse que autoridades do país e da Coreia do Norte tinham se encontrado em Panmunjom, uma vila na zona desmilitarizada, que se estende ao longo da fronteira fortemente armada entre a Coreia do Sul e do Norte.

Um grupo de autoridades dos EUA "pré-avanço" também viajou a Singapura para se reunir com norte-coreanos lá, disse a Casa Branca.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.