Trump diz que país que comprar petróleo da Venezuela será alvo de tarifas extras
Medida, que prevê 25% adicionais, entraria em vigor em 2 de abril, disse o presidente em uma publicação na rede Truth Social

Publicado em 24 de março de 2025 às 12h11.
Última atualização em 24 de março de 2025 às 12h48.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,disse nesta segunda-feira, 24, que qualquer país que comprar petróleo e gás da Venezuela enfrentará uma tarifa de 25% sobre qualquer comércio que o país fizer com os Estados Unidos.
A medida será aplicada a partir de 2 de abril, disse o presidente em uma publicação em sua plataforma de mídia social Truth Social.
"A Venezuela tem sido muito hostil aos Estados Unidos e às liberdades que defendemos. Portanto, qualquer país que compre petróleo e/ou gás da Venezuela será forçado a pagar uma tarifa de 25% aos Estados Unidos em qualquer comércio que fizer com nosso país. Toda a documentação será assinada e registrada, e a tarifa ocorrerá em 2 de abril de 2025", publicou o presidente americano.
Trump acusa a Venezuela de enviar criminosos para os Estados Unidos de forma deliberada, sem apresentar provas. Os Estados Unidos declararam o grupo Trem de Aragua como "organização terrorista estrangeira".
O petróleo bruto dos EUA subiu 77 centavos de dólar, ou 1,13%, e atingiu US$ 69,05 por barril nesta manhã. O barril do tipo Brent teve alta de 73 centavos, ou 1,01%, a US$ 72,89 por barril.
Sanções em vigor há anos
Desde 2005, os Estados Unidos aplicaram diversas sanções contra a Venezuela, em resposta ao endurecimento do regime de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, acusados de perseguirem opositores. As medidas atingiram autoridades do governo e empresas do país, o que dificulta o comércio exterior da Venezuela.
Nos últimos anos, o governo de Joe Biden relaxou parte das sanções, como a de permitir que a empresa americana Chevron voltasse a explorar petróleo na Venezuela, na expectativa de que as eleições de 2024 fossem justas. Maduro, no entanto, declarou ter sido reeleito e o governo se recusou a mostrar os resultados detalhados das urnas. O governo dos EUA não reconheceu a vitória dele. Em fevereiro, Trump disse que iria retirar a licença da Chevron.
Cenas do governo Trump

2 /5O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente francês, Emmanuel Macron, apertam as mãos no final de uma entrevista coletiva conjunta no Salão Leste da Casa Branca, em Washington, DC, em 24 de fevereiro de 2025. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)(Donald Trump Emmanuel Macron)

3 /5O presidente Trump se encontra com o rei e o príncipe herdeiro da Jordânia na Casa Branca(President Trump Meets With The King And Crown Prince Of Jordan At The White House)

4 /5Os presidentes Javier Milei e Donald Trump, em evento nos EUA(Trump e Milei)
+ 1