Mundo
Acompanhe:

Trump diz que terminará uso da hidroxicloroquina nos próximos dias

O presidente dos EUA afirmou estar tomando a droga “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus

Trump: presidente é um defensor do uso da cloroquina como tratamento do coronavírus, mesmo sem comprovações científicas da eficácia da droga contra a doença (Doug Mills - Pool/Getty Images)

Trump: presidente é um defensor do uso da cloroquina como tratamento do coronavírus, mesmo sem comprovações científicas da eficácia da droga contra a doença (Doug Mills - Pool/Getty Images)

D
Da Redação, com Reuters

20 de maio de 2020, 19h05

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que a terapia de prevenção ao coronavírus que ele tem feito com o uso da hidroxicloroquina, medicamento aprovado para o uso contra a malária, terminará nos próximos um ou dois dias.

Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus. O republicano faz uso do remédio apesar de alertas médicos sobre possíveis efeitos colaterais graves e questionamentos sobre sua efetividade na prevenção à covid-19.

“Muitas coisas boas surgiram sobre o hidroxicloroquina. Muitas coisas boas surgiram. Você ficaria surpreso com quantas pessoas estão tomando ”, disse Trump. “Eu tomo… estou tomando há uma semana e meia. Um comprimido por dia”, disse a repórteres.

Trump fez a revelação de forma voluntária durante uma entrevista coletiva após se reunir com empresários do setor de restaurantes, que estão sofrendo os impactos da pandemia.

Há algumas semanas, Trump promoveu a droga como um potencial tratamento para a Covid-19, tendo como base um relatório positivo quanto a seu uso no combate ao vírus, mas estudos subsequentes mostraram que o medicamento não é eficaz.

Em um comunicado divulgado em 24 de abril, a FDA disse que está “ciente de relatos de sérios problemas de arritmia cardíaca” em pacientes da Covid-19 tratados com a hidroxicloroquina ou com cloroquina, um medicamento mais antigo.