Mundo

Trump diz que exercícios militares ao redor de Taiwan não lhe preocupam

De acordo com Pequim, as manobras simulam um bloqueio aos principais portos

Donald Trump: “Tenho uma grande relação com o presidente Xi Jinping, e ele não me disse nada a respeito”

Donald Trump: “Tenho uma grande relação com o presidente Xi Jinping, e ele não me disse nada a respeito”

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 19h57.

O presidente americano Donald Trump afirmou nesta segunda-feira, 29, que não está preocupado com os exercícios militares da China com fogo real ao redor de Taiwan e minimizou a possibilidade de uma invasão da ilha autônoma, reivindicada por Pequim.

“Tenho uma grande relação com o presidente Xi Jinping, e ele não me disse nada a respeito”, disse Trump a jornalistas, ao ser questionado sobre as manobras chinesas na região. Ele acrescentou: “Não acho que ele vai fazer isso”, em referência a uma eventual invasão, e, ao ser perguntado se as manobras o preocupavam, respondeu: “Não, não me preocupam”.

Trump também relativizou o peso dos exercícios, dizendo que “fazem exercícios navais há 20 anos nessa região” e que, na sua visão, “agora as pessoas os encaram de forma diferente”, em alusão à atenção internacional crescente sobre os movimentos militares chineses no entorno do estreito de Taiwan.

O que diz Pequim?

De acordo com Pequim, as manobras iniciadas nesta segunda-feira simulam um bloqueio aos principais portos de Taiwan, governada por um Executivo de perfil democrático e que a China considera parte de seu território.

O governo chinês não descarta tomar o controle da ilha, e a nova demonstração de força ocorre após a aprovação, por parte do governo Trump, de um importante pacote de armas para Taiwan.

Washington mantém há décadas o compromisso de garantir a autodefesa taiwanesa, ao mesmo tempo em que adota uma postura ambígua sobre uma eventual intervenção direta das forças americanas em caso de invasão da ilha – uma fórmula que busca dissuadir tanto uma ofensiva chinesa quanto uma declaração formal de independência por parte de Taipei.

Com informações da AFP

Acompanhe tudo sobre:ChinaTaiwanEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza