Mundo

Trump diz estar disposto a conversar com Kim Jong-un

Presidente americano espera que as duas Coreias dialoguem depois do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang

Kim Jong Un e Trump: representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte preparam uma reunião de alto nível na terça, (REUTERS/KCNA handout via Reuters/File Photo & REUTERS/Lucas Jackson/File Photo/Reuters)

Kim Jong Un e Trump: representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte preparam uma reunião de alto nível na terça, (REUTERS/KCNA handout via Reuters/File Photo & REUTERS/Lucas Jackson/File Photo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 13h45.

Washington, 6 ene (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar aberto a conversar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e espera que as duas Coreias dialoguem depois do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

Perguntado neste sábado por que estaria disposto a falar ao telefone com o governante norte-coreano, Trump afirmou que ele sempre acredita no "falar".

"A nossa postura, você sabe qual é. Nós somos muito firmes, mas eu estaria... sim, eu faria isso (falar com Kim Jong-un). Não há problema com isso", indicou ele em coletiva de imprensa em Camp David, no estado de Maryland.

Questionado se isso significaria que não existem pré-requisitos para que os dois se sentem para negociar, Trump quis deixar claro: "Não foi isso que eu disse".

"Olha, agora mesmo estão falando sobre os Jogos Olímpicos. É um começo. É um grande começo. Se eu não estivesse envolvido, eles não estariam falando sobre a Olimpíada", defendeu o presidente, que de novo atribuiu a si mesmo os créditos do diálogo entre as duas Coreias.

"(Kim-Jong-un) sabe que eu não estou brincando. Não estou brincando nem um pouco. Nem sequer 1%. Ele sabe isso", destacou.

Trump disse ainda que espera que a Coreia do Norte se envolva nos Jogos e que o diálogo continue após a competição. Na sua mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano manifestou o desejo de participar dos Jogos de Inverno que acontecerão no condado sul-coreano de Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro.

Hoje, representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte tiveram as primeiras conversas para preparar a reunião de alto nível da próxima terça, a primeira entre ambos os países em mais de dois anos.

A Coreia do Norte aceitou ontem se reunir com autoridades da Coreia do Sul, no dia 9, para tratar da possível participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang e falar de uma melhoria dos laços em termos gerais, de acordo com informações do governo sul-coreano. EFE

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros