Mundo

Trump declara estado de emergência na Califórnia

Ampliado pelos ventos na região de Santa Ana, que fizeram as chamas se estenderem rapidamente, o incêndio já arrasou milhares de hectares

Incêndios: o fogo obrigou as autoridades a deslocarem cerca de 200 mil pessoas (Mike Blake/Reuters)

Incêndios: o fogo obrigou as autoridades a deslocarem cerca de 200 mil pessoas (Mike Blake/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 16h49.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira o estado de emergência na Califórnia e ordenou que o governo federal conceda assistência adicional devido à onda de incêndios que desde o dia 4 de dezembro afeta a região e que obrigou as autoridades a deslocarem cerca de 200 mil pessoas.

Com a medida, Trump autorizou o Departamento de Segurança Nacional e a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) a coordenar "todos os esforços nas tarefas de socorro".

O objetivo desta medida é "aliviar" o sofrimento da população local e prestar assistência às autoridades estaduais e locais, explicou a Casa Branca em comunicado.

Ampliado pelos ventos na região de Santa Ana, que fizeram as chamas se estenderem rapidamente pela costa leste do país, o fogo já arrasou milhares de hectares.

No norte do condado de San Diego, o fogo queimou mais de mil hectares, destruiu 20 construções e deixou pelo menos duas pessoas feridas.

O incêndio ocorrido em San Diego se soma a outros quatro que afetam há dias o noroeste de Los Angeles, onde danificou mais de 200 construções e provocou o fechamento de escolas e universidades, estradas e queda de energia.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpCalifórniaIncêndiosLos Angeles

Mais de Mundo

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis

Setor privado dos EUA cria menos empregos que o esperado em janeiro

EUA condicionam diálogo com Irã a debate sobre mísseis e programa nuclear