Coreia do Norte divulga fotos do seu último teste de um míssil intercontinental, Hwasong-15 (KCNA/Reuters)
Agência Brasil
Publicado em 29 de maio de 2018 às 09h54.
Última atualização em 29 de maio de 2018 às 10h15.
O presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou na manhã de hoje (29) que, Kim Yong Chol, oficial do alto escalão do regime da Coreia do Norte, fará reuniões em Nova York. É a autoridade mais importante do governo norte-coreano a visitar os Estados Unidos (EUA) em quase 18 anos. Ele é considerado o braço direito do líder norte-coreano.
We have put a great team together for our talks with North Korea. Meetings are currently taking place concerning Summit, and more. Kim Young Chol, the Vice Chairman of North Korea, heading now to New York. Solid response to my letter, thank you!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 29, 2018
"Reuniremos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte", escreveu no Twitter. "Reuniões estão acontecendo sobre a cúpula em Singapura", explicou o presidente americano.
Chol, visto como o número 2 do regime norte-coreano, participará de uma reunião preparatória para a cúpula entre Trump e Kim Jong-un que acontecerá no próximo dia 12 de junho, em Singapura.
Analistas acreditam que os movimentos de Washington são para descobrir se Pyongyang está disposta a aceitar os termos para a desnuclearização.
Ainda nesta semana, Kim Chang Son, o chefe de gabinete do líder norte-coreano, voou para Singapura via Pequim no mesmo momento em que uma equipe dos EUA, reforçando as esperanças de que a reunião entre Trump e Kim acontecerá como anteriormente divulgado.