Mundo

Trump avalia como produtiva resposta de Kim sobre cancelamento da cúpula

Após o cancelamento da cúpula entre os dois países, a Coreia do Norte emitiu um comunicado afirmando que está aberta para retomar o diálogo com os EUA

Trump: o presidente americano cancelou a cúpula com Kim Jong-Un prevista para o dia 12 de junho (Carlos Barria/Reuters)

Trump: o presidente americano cancelou a cúpula com Kim Jong-Un prevista para o dia 12 de junho (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de maio de 2018 às 10h44.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que considera como "produtiva" a resposta dada pela Coreia do Norte à decisão de cancelar a cúpula com o líder do país, Kim Jong-un, e disse esperar que o movimento leve ao estabelecimento de uma paz duradoura.

"Receber o caloroso e produtivo comunicado da Coreia do Norte é uma notícia muito boa. Em breve veremos aonde isso nos leva, esperemos que a uma longa e duradoura paz. Só o tempo (e o talento) o dirão", escreveu o presidente americano no Twitter.

Em comunicado divulgado pela agência estatal "KCNA" e assinado pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kim Kye-gwan, o regime de Kim disse que mantém as portas abertas para retomar o diálogo com os americanos em "qualquer momento".

"O nosso compromisso de fazer tudo o que possamos pelo bem da paz e pela estabilidade do mundo e da península da Coreia se mantém sem mudanças, estamos abertos a oferecer tempo e uma oportunidade aos EUA", afirmou o vice-ministro em comunicado.

Trump decidiu cancelar a cúpula com Kim Jong-un devido à "hostilidade" da Coreia do Norte em relação aos EUA. O presidente americano se referia a um comunicado que insultava o vice-presidente do país, Mike Pence, chamado de "tonto" pelo regime de Pyongyang.

A Casa Branca também afirmou que a Coreia do Norte não compareceu a uma reunião preparatória para a cúpula, deixando a delegação americana esperando, e não respondeu às tentativas de contato.

Trump lamentou críticas da oposição democrata na gestão das negociações com a Coreia do Norte.

"Os democratas estão claramente desejando que as negociações com a Coreia do Norte deem errado", afirmou Trump.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal