Mundo

Trump ataca China após transferência de petróleo para a Coreia

Para o republicano, "nunca haverá uma solução amigável para o problema da Coreia do Norte se isso continuar a acontecer"

Donald Trump (Jim Lo Scalzo/Reuters)

Donald Trump (Jim Lo Scalzo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 21h52.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou o seu perfil no Twitter para atacar a China após notícias de que navios chineses transferiram petróleo para navios da Coreia do Norte indevidamente. Para o republicano, "nunca haverá uma solução amigável para o problema da Coreia do Norte se isso continuar a acontecer".

Nesta quinta-feira, Trump comentou que a China foi "pega em flagrante", acrescentando que ele se sente "decepcionado com o fato de a China permitir que o petróleo entre na Coreia do Norte". Trump não deu detalhes adicionais.

Nesta semana, o jornal sul-coreano Chosun Ilbo citou funcionários não identificados que afirmaram que navios chineses transferiram petróleo para navios norte-coreanos cerca de 30 vezes desde outubro. O Ministério das Relações Exteriores da China defendeu a aplicação das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto um porta-voz disse que não tinha informações sobre a transferência de petróleo, mas defendeu Pequim, ao dizer que o governo aplicou rigorosamente as restrições comerciais.

Acompanhe tudo sobre:Donald Trump

Mais de Mundo

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina

Irã atacará Israel em caso de intervenção militar dos EUA, diz governo

Vírus Nipah pode chegar no Brasil? Tire as dúvidas sobre a doença