Trump acusa Biden de querer cancelar o Natal e de “ouvir os cientistas”
O presidente dos EUA é criticado desde o início da pandemia justamente por não ouvir os conselhos de cientistas
Bibiana Guaraldi
Publicado em 19 de outubro de 2020 às 17h14.
Em discurso, Donald Trump acusou seu oponente na corrida presidencial americana, Joe Biden , de querer cancelar o Natal e criticou o candidato democrata por “ouvir os cientistas ”. As declarações ocorreram durante um evento de campanha lotado em Carson City, Nevada, no último domingo, 18.
“Se vocês votarem em Biden, ele vai entregar seu futuro para o vírus. Ele vai impor lockdown, esse cara quer um lockdown. Ele vai ouvir os cientistas”, disse Trump, que também afirmou que se “tivesse escutado totalmente os cientistas”, os Estados Unidos estariam em uma grande depressão.
Em resposta, Biden retuitou uma reportagem sobre a fala de Trump apenas com “...sim”.
Trump é criticado desde o início da pandemia justamente por não ouvir os conselhos de cientistas e minimizar o vírus, e continuar a fazê-lo mesmo depois de ter tido Covid.
Ao criticar o oponente, Trump não parou por aí. Após falar da possibilidade de lockdown, disse que “no lockdown de Biden, as luzes de Reno e Las Vegas vão se apagar. Carson City vai virar uma cidade fantasma e o Natal será cancelado”.
O presidente dos EUA não explicou como ou por que Biden cancelaria o Natal, mas disse que, por sua causa, o Natal estava de volta, pois os americanos não diziam mais “boas festas”, e sim “feliz Natal”.
O candidato democrata já afirmou que, se necessário, imporá lockdown. No entanto, o site americano Business Insider liga as afirmações exageradas de Trump a uma citação exagerada atribuída a Biden que viralizou nas redes sociais, segundo a qual ele imporia lockdown até que todos estivessem vacinados.
Segundo a Associated Press, não há registros públicos de que Biden tenha dito isso, e sua campanha afirma que a citação é “completamente fabricada”.