Mundo

Tropas do Iraque avançam do sudeste rumo ao centro de Mosul

tropas são parte de uma coalizão ocidental de 100 mil soldados do Iraque, dos Estados Unidos e de combatentes curdos

Combates em Mosul: guerra urbana intensa freou os avanços dos Serviços de Contraterrorismo (Stringer/Reuters)

Combates em Mosul: guerra urbana intensa freou os avanços dos Serviços de Contraterrorismo (Stringer/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 10h02.

Bagdá - Unidades do Exército do Iraque iniciaram um novo ataque ao sudeste de Mosul nesta terça-feira, e um comandante veterano disse que uma divisão blindada está a menos de 1,5 quilômetro do rio Tigre, que atravessa o centro da cidade.

A televisão iraquiana citou o tenente-general Abdul Ameer Rasheed Yarallah, que comanda as operações, dizendo que os soldados entraram no Hospital Salam, no bairro de Wahda, situado no sudeste e próximo do rio.

Um coronel do Exército disse à Reuters que a ofensiva, apoiada por reforços recém-chegados e iniciada às 6h locais desta terça-feira, almeja derrotar militantes do Estado Islâmico que vêm realizando contra-ataques ferozes contra o Exército no leste da cidade.

A guerra urbana intensa freou os avanços dos Serviços de Contraterrorismo, uma unidade de elite do Exército, no leste e da Nona Divisão Blindada do Exército no sudeste da localidade.

"Estamos usando uma nova tática - aumentar o número de forças em avanço e também atacar de frentes múltiplas para tomar a iniciativa e evitar que os combatentes do Daesh (Estado Islâmico) organizem qualquer contra-ataque", disse o coronel por telefone.

As tropas são parte de uma coalizão ocidental de 100 mil soldados do Iraque, forças de segurança, combatentes curdos peshmerga e forças paramilitares majoritariamente xiitas que lançaram o ataque ao bastião do Estado Islâmico no Iraque sete semanas atrás.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIraqueEstado Islâmico

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário