Mundo

Tropas de Kadafi atacam Misrata e conseguem deter avanço sobre Sirte

Misrata havia sido dominada pelos revolucionários e até o momento as forças do regime não tinham empreendido um ataque tão violento como o empregado neste domingo

Kadafi: confusão reina em Ben Jawad, onde os rebeldes anunciaram neste sábado uma concentração de forças (Getty Images)

Kadafi: confusão reina em Ben Jawad, onde os rebeldes anunciaram neste sábado uma concentração de forças (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2011 às 08h52.

Cairo - As brigadas do líder líbio Muammar Kadafi lançaram uma ofensiva terrestre sobre Misrata, em poder dos rebeldes e situada entre Trípoli e Sirte, segundo informou à "Al Jazeera" um morador da cidade que relatou que estão ocorrendo violentos combates.</p>

Enquanto os choques começavam no único enclave em poder dos rebeldes entre a capital e a cidade litorânea de Sirte, as forças aéreas de Kadafi empreenderam um ataque sobre o enclave petroleiro de Ras Lanuf, para onde estão recuando as tropas revolucionárias que pretendiam atacar Sirte neste domingo.

Com este duplo contra-ataque, Kadafi conseguiu deter os rebeldes que tinham chegado a Ben Jawad, a meio caminho entre Sirte e o porto de Ras Lanuf.

As tropas do regime empreenderam uma ofensiva terrestre sobre Misrata, que já tinha repelido uma tentativa anterior pelo leste da cidade, segundo a testemunha, que afirmou que há um elevado número de baixas.

Misrata, a 200 quilômetros de Trípoli, havia sido dominada pelos revolucionários e até o momento as forças do regime não tinham empreendido um ataque tão violento como o empregado neste domingo para recuperar a cidade.

As informações procedentes de Ras Lanuf, o último enclave petrolífero que os milicianos tinham tomado na sexta-feira, dão conta do recuo dos opositores atacados pelo ar, embora fontes rebeldes tenham relatado que derrubaram um helicóptero.

A confusão reina em Ben Jawad, onde os rebeldes anunciaram neste sábado uma concentração de forças para lançar um ataque à cidade natal de Kadafi, mas aparentemente os milicianos detiveram sua marcha neste domingo após serem atacados pelo ar. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaLíbiaPolítica

Mais de Mundo

Quem é Nicolás Maduro, presidente da Venezuela há 11 anos que tenta reeleição

Edmundo González Urrutia: quem é o rival de Maduro nas eleições da Venezuela

Eleições na Venezuela: o que os Estados Unidos farão quando sair o resultado?

Restaurantes no Japão cobram preços mais altos para turistas; entenda

Mais na Exame