Árvores de natal: para encontrar o comprimento das luzes natalinas, é preciso multiplicar Pi pela altura da árvore, indicaram os estudiosos (Stephane de Sakutin/AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 12h49.
Paris - Matemáticos forneceram uma resposta àqueles que debatem sobre como decorar a árvore de Natal perfeita, anunciou esta quinta-feira a Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha.
A Sociedade de Matemática da universidade aceitou o desafio de decorar uma árvore de forma que as folhas verdes e o brilho estivessem em proporção harmoniosa, evitando que ficasse sem graça ou espalhafatosa.
Em sua tentativa, chegaram à seguinte fórmula:
- Número de bolas: extraia a raiz quadrada de 17, divida o resultado por 20 e multiplique pela altura da árvore em centímetros.
- Comprimento do festão (fita decorativa): multiplique 13 por Pi (3,1415), divida o resultado por 8 e então multiplique pela altura da árvore.
- Comprimento das luzes natalinas: multiplique Pi pela altura da árvore.
- Tamanho (em centímetros) da estrela ou anjo no topo da árvore: divida a altura da árvore por 10.
"Por exemplo, uma árvore de Natal de 180 centímetros (1,8 metro) precisaria de 37 bolas, cerca de 919 centímetros de festão e 565 centímetros de luzes, e seria necessário um anjo ou estrela de 18 centímetros para arrematar a decoração perfeita", destacou a universidade.
Para aqueles que se interessaram na fórmula, mas preferem um jeito mais fácil de descobrir a proporção mais adequada para sua decoração natalina, a universidade disponibiliza uma calculadora fácil de usar no site http://www.shef.ac.uk/news/nr/debenhams-christmas-tree-formula-1.227810.