Mundo

Tribunal indicia premier do Paquistão

O governo do premiê se recusa há dois anos a reativar um processo judicial na Suíça contra o presidente Asif Ali Zardari por suposta malversação de fundos

Yusuf Raza Gilani pode ser condenado a seis meses de reclusão
 (Aamir Qureshi/AFP)

Yusuf Raza Gilani pode ser condenado a seis meses de reclusão (Aamir Qureshi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2012 às 08h34.

Islamabad - O Tribunal Supremo indiciou formalmente nesta segunda-feira o primeiro-ministro do Paquistão por ultraje, porque seu governo se recusa há dois anos a reativar um processo judicial na Suíça contra o presidente Asif Ali Zardari por suposta malversação de fundos.

O canal PTV anunciou que o principal tribunal do país fez a leitura formal das acusações contra o chefe de Governo, Yusuf Raza Gilani, que pode ser condenado a seis meses de reclusão. Se for considerado culpado, perderá o cargo.

O primeiro-ministro não está envolvido no caso conhecido como "as contas suíças" de Zardari, mas foi acusado de ultraje ao Supremo por não ter solicitado à Suíça, como ordenou o tribunal em 2009, a reabertura de uma investigação sobre o impopular chefe de Estado.

Gilani citou a imunidade judicial do presidente em exercício, um argumento rejeitado pelo Supremo em primeira instância e em apelação.

Em 2009, a corte anulou um decreto de anistia geral de 2007 que isentava Zardari, em particular em um caso de suposta fraude de fundos públicos nos anos 1990 que teriam sido transferidos para a Suíça.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaPrisõesIrregularidades

Mais de Mundo

Brasil, Espanha e México pedem diálogo com Cuba e criticam restrições

Irã prioriza navios pagantes no Ormuz e eleva tensão no comércio global, diz CNN

Carreta tomba na BR-251em MG; dois mortos e oito ficam feridos

Brasil, Espanha e México anunciam ajuda conjunta a Cuba