Mundo

Tribunal anula resolução independentista da Catalunha

A rapidez com que o TC se pronunciou foi interpretada por especialistas como um desejo dos magistrados de que a sentença não interfira na campanha eleitoral


	Catalunha: no dia 9 de novembro os grupos independentistas uniram seus votos para aprovação absoluta uma resolução para processo separatista
 (Albert Gea/Reuters)

Catalunha: no dia 9 de novembro os grupos independentistas uniram seus votos para aprovação absoluta uma resolução para processo separatista (Albert Gea/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 10h18.

Madri - O Tribunal Constitucional (TC) das Espanha anulou nesta quarta-feira a resolução independentista aprovada pelo parlamento da Catalunha em 9 de novembro, apenas dois dias antes do início oficial da campanha das eleições legislativas de 20 de dezembro.

A rapidez com que o TC se pronunciou neste caso foi interpretada por especialistas como um desejo dos magistrados de que a sentença não interfira na campanha eleitoral, que começa amanhã à meia-noite.

No dia 9 de novembro os grupos independentistas catalães Junts pel Se (62 cadeiras) e CUP (10) uniram seus votos para que a câmara regional da Catalunha aprovasse com maioria absoluta uma resolução de início do processo separatista.

Apenas dois dias depois o governo espanhol recorreu ao TC por considerar que a moção catalã vai contra o ordenamento constitucional, por atentar contra a unidade do Estado.

O TC recebeu o trâmite dessa impugnação, o que significou a paralisação do processo - que poderia ter um prazo máximo de cinco meses, para permitir aos magistrados analisar detalhadamente a impugnação do Executivo espanhol.

Um menos de um mês o plenário do alto tribunal aceitou o recurso do governo contra o processo separatista catalão.

O desejo dos nacionalistas catalães de promover um processo independentista foi o protagonista da política espanhola o último ano, e será um dos temas mais relevantes da campanha para as eleições de 20 de dezembro, que definirão um novo governo.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanhaEuropaGovernoPiigs

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA