Mundo

Três mortos e cinco desaparecidos após tremor em mina na Polônia

Túneis centenas de metros abaixo da superfície ficaram bloqueados pelas rochas, impedindo o acesso aos mineiros desaparecidos

Polônia: mina de Rudna, a maior mina de cobre da Europa e em operação desde 1974, tem 11 colunas que chegam a até 1244 metros abaixo da superfície (Mieczyslaw Michalak/Reuters)

Polônia: mina de Rudna, a maior mina de cobre da Europa e em operação desde 1974, tem 11 colunas que chegam a até 1244 metros abaixo da superfície (Mieczyslaw Michalak/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 09h29.

Última atualização em 30 de novembro de 2016 às 09h57.

Varsóvia - Equipes de resgate procuravam nesta quarta-feira cinco mineiros que desapareceram depois que um tremor de terra provocou a queda de rochas nas profundezas de uma mina de cobre no sudoeste da Polônia, matando ao menos três pessoas, informou a operadora da mina, a KGHM .

O tremor atingiu a mina de cobre de Rudna às 18h09 (horário de Brasília) de terça-feira, disse a KGHM, causando grandes danos.

Túneis centenas de metros abaixo da superfície ficaram bloqueados pelas rochas, impedindo o acesso aos mineiros desaparecidos, disseram autoridades da empresa.

"Infelizmente, neste momento temos três fatalidades e ainda cinco pessoas no subterrâneo que estamos tentando alcançar", disse o diretor da mina, Pawel Markowski, em uma coletiva de imprensa.

Segundo ele, as equipes de resgate conseguiram ver um dos mineiros desaparecidos, mas não souberam dizer se ele estava vivo.

"Ele está debaixo de um bloco enorme de rocha que pesa várias dezenas de toneladas", explicou Markowski, acrescentando que três dos mineiros desaparecidos podem estar dentro de uma câmara de máquinas que desmoronou.

A KGHM disse que a mina de Rudna, a maior mina de cobre da Europa e em operação desde 1974, tem 11 colunas que chegam a até 1244 metros abaixo da superfície.

Acompanhe tudo sobre:PolôniaTerremotos

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia