Exame Logo

Três deputados contra a Constituinte rompem com Maduro

Eustoquio Contreras, Germán Ferrer e Ivonne Tellez, até então membros do partido pró-governo Grande Polo Patriótico, formarão um novo grupo

Maduro: o presidente venezuelano tem sofrido duras críticas por querer reformular a Constituição (Miraflores Palace/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de agosto de 2017 às 16h10.

Caracas - Três parlamentares da Venezuela anunciaram que romperam com o partido pró-governo Grande Polo Patriótico e formarão um novo grupo, contrário ao projeto do presidente Nicolás Maduro de reescrever a Constituição.

O deputado Eustoquio Contreras disse aos legisladores na Assembleia Nacional, controlada pela oposição, que o país está em crise e caminha para uma guerra civil, o que precisa ser evitado.

Veja também

O Grande Polo Patriótico é uma coalizão de 17 partidos, formada em 2012 para apoiar a reeleição do presidente Hugo Chávez (1999-2013), que foi sucedido após sua morte por Maduro.

Além de Contreras, Germán Ferrer e Ivonne Tellez anunciaram sua retirada do grupo. Os legisladores dizem que a nova facção se chamará "Bloco Parlamentar Socialista".

As dissidências estão entre as mais importantes recentemente entre as lideranças favoráveis ao governo de Caracas, após a eleição no domingo para a Assembleia Constituinte, rechaçada pela oposição.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaNicolás MaduroOposição políticaVenezuela

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame