Mundo

Três deputados contra a Constituinte rompem com Maduro

Eustoquio Contreras, Germán Ferrer e Ivonne Tellez, até então membros do partido pró-governo Grande Polo Patriótico, formarão um novo grupo

Maduro: o presidente venezuelano tem sofrido duras críticas por querer reformular a Constituição (Miraflores Palace/Reuters)

Maduro: o presidente venezuelano tem sofrido duras críticas por querer reformular a Constituição (Miraflores Palace/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de agosto de 2017 às 16h10.

Caracas - Três parlamentares da Venezuela anunciaram que romperam com o partido pró-governo Grande Polo Patriótico e formarão um novo grupo, contrário ao projeto do presidente Nicolás Maduro de reescrever a Constituição.

O deputado Eustoquio Contreras disse aos legisladores na Assembleia Nacional, controlada pela oposição, que o país está em crise e caminha para uma guerra civil, o que precisa ser evitado.

O Grande Polo Patriótico é uma coalizão de 17 partidos, formada em 2012 para apoiar a reeleição do presidente Hugo Chávez (1999-2013), que foi sucedido após sua morte por Maduro.

Além de Contreras, Germán Ferrer e Ivonne Tellez anunciaram sua retirada do grupo. Os legisladores dizem que a nova facção se chamará "Bloco Parlamentar Socialista".

As dissidências estão entre as mais importantes recentemente entre as lideranças favoráveis ao governo de Caracas, após a eleição no domingo para a Assembleia Constituinte, rechaçada pela oposição.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaNicolás MaduroOposição políticaVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia