Mundo

Tráfego aéreo é suspenso sobre vulcão islandês em erupção

O vulcão Bardarbunga tem registrado intensa atividade nos últimos dias, mas nenhuma erupção tenha sido verificada até o momento

Vulcão Grimsvoetn, que entrou em erupção na Islândia em maio de 2011 (AFP/ SIGURLAUG LINNET)

Vulcão Grimsvoetn, que entrou em erupção na Islândia em maio de 2011 (AFP/ SIGURLAUG LINNET)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2014 às 15h26.

Reikjavik - A Islândia elevou para vermelho neste sábado o nível de alerta e proibiu o tráfego aéreo sobre o maior vulcão do país após detectar uma pequena erupção.

"Há uma erupção debaixo da camada glacial, provavelmente pequena, que ainda não conseguiu fundir o gelo" declarou uma autoridade do Serviço Metereológico, Theodor Hervasson.

O vulcão Bardarbunga tem registrado intensa atividade nos últimos dias, mas nenhuma erupção tenha sido verificada até o momento.

Como medida de precaução, cerca de 300 pessoas deixaram a área onde fica o vulcão desde sábado passado. A região é pouco habitada, mas costuma ser muito frequentada por turistas com barracas de camping e por caçadores. As estradas que levam à área estão fechadas.

Em 2010, a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempos de paz, com mais de 100.000 voos cancelados em um mês e mais de oito milhões de passageiros bloqueados.

Acompanhe tudo sobre:AviõesDesastres naturaisEuropaIslândiaPaíses ricosTransportesVeículosVulcões

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos