Mundo

Trabalhistas vencem partido britânico anti-imigração em eleição

Partido trabalhista elegeu um deputado em Stoke, circunscrição do norte operário da Inglaterra considerada a "capital do Brexit"

Gareth Snell: trabalhista ganhou a eleição por 7.853 votos contra 5.233 para Paul Nuttall (Darren Staples)

Gareth Snell: trabalhista ganhou a eleição por 7.853 votos contra 5.233 para Paul Nuttall (Darren Staples)

A

AFP

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 09h48.

Os trabalhistas derrotaram, nesta sexta-feira (24), o partido anti-imigração Ukip na eleição de um deputado em Stoke, circunscrição do norte operário da Inglaterra.

A região é considerada a "capital do Brexit".

O trabalhista Gareth Snell ganhou a eleição por 7.853 votos contra 5.233 para Paul Nuttall, líder do Partido pela Independência do Reino Unido, (Ukip, na sigla em inglês).

A circunscrição de Stoke-on-Trent Central sempre elegeu um deputado trabalhista desde sua criação em 1950, e nas últimas eleições, em maio de 2015, o primeiro partido da oposição venceu com uma confortável margem de 5.000 votos dos cerca de 60.000 em disputa.

O forte apoio ao Brexit (69,4%) na consulta de 23 de junho - o maior nas 30 maiores cidades do país - fez os trabalhistas temerem uma derrota para o Ukip, antieuropeu, anti-imigração e nacionalista.

Mas os trabalhistas de Jeremy Corbyn sofreram uma dura derrota para os conservadores em outra eleição parcial celebrada na circunscrição rural de Copeland, noroeste da Inglaterra, sem o peso político da disputa no antigo cinturão industrial, mas com potenciais consequências desastrosas para um líder cada vez mais questionado.

O conservador Trudy Harrison chamou de "evento verdadeiramente histórico" sua vitória por 13.748 votos contra 11.601 para o trabalhista Gillian Troughton, cujo partido vencia sistematicamente a eleição em Copeland desde 1982.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosReino UnidoEleições

Mais de Mundo

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque