Mundo

Trabalhadores ampliam greve em refinarias nos EUA

Trabalhadores do noroeste de Ohio se uniram à primeira greve a afetar refinarias de petróleo em todo o país americano desde 1980


	Refinaria de petróleo: 100 trabalhadores da refinaria BP-Husky, em Oregon, começaram uma manifestação, diz jornal
 (Bilal Qabalan/AFP)

Refinaria de petróleo: 100 trabalhadores da refinaria BP-Husky, em Oregon, começaram uma manifestação, diz jornal (Bilal Qabalan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2015 às 13h59.

Oregon (EUA) - Trabalhadores do noroeste de Ohio, nos Estados Unidos, se uniram à primeira greve a afetar refinarias de petróleo em todo o país norte-americano desde 1980.

O jornal Blade of Toledo relatou que cerca de 100 trabalhadores da refinaria BP-Husky, em Oregon, começaram uma manifestação durante a noite. Um funcionário do sindicato local disse que cerca de 350 trabalhadores estão em greve e planejam realizar piquetes.

O Sindicato dos Metalúrgicos já havia notificado anteriormente a BP Plc. de que os trabalhadores em refinarias dos estados de Ohio e Indiana iriam participar da greve, que começou em 1º de fevereiro, em outras nove refinarias.

Um porta-voz da BP disse que a empresa espera continuar operando com trabalhadores substitutos e não prevê um efeito significativo sobre a produção.

A greve começou após metalúrgicos declararem que as negociações com a Shell Oil foram encerradas. A Shell negocia o contrato nacional para outras petroleiras.

Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEstados Unidos (EUA)GrevesPaíses ricosPetróleo

Mais de Mundo

Tim Walz reforça tática de Kamala de usar tom alegre contra Trump

Daniel Noboa, presidente do Equador, será candidato a reeleição em 2025

3 pontos das primárias em Michigan que podem apontar os rumos das eleições nos EUA

Venezuela: oposição denuncia prisão de dois dirigentes e diz que "escalada de repressão deve parar"

Mais na Exame