Mundo

TPI contacta Líbia para buscar 'solução legal' para filho de Kadafi

Tribunal Penal Internacional: autoridades líbias 'têm a obrigação de cooperar plenamente com o TPI, tanto no que diz respeito à detenção como à entrega de Saif al-Islam'

Saif al-Islam Kadafi foi detido neste sábado na Líbia por uma brigada de milicianos (AFP)

Saif al-Islam Kadafi foi detido neste sábado na Líbia por uma brigada de milicianos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2011 às 12h45.

Haia - O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, entrou contato com as autoridades líbias para garantir 'uma solução de acordo com a lei' para Saif al-Islam Kadafi, que foi detido neste sábado na Líbia por uma brigada de milicianos, segundo disse à Agência Efe uma porta-voz do tribunal.

'Estamos em coordenação com o Ministério da Justiça líbio para garantir que qualquer solução para Saif al-Islam esteja de acordo com a lei', disse em declarações concedidas por telefone Florence Olara, a porta-voz do promotor-chefe do tribunal com sede em Haia.

As autoridades líbias 'têm a obrigação de cooperar plenamente com o TPI, tanto no que diz respeito à detenção como à entrega de Saif al-Islam', com base na ordem de detenção internacional emitida pela corte, segundo disse à Efe o porta-voz da secretaria do TPI, Fadi el Abdallah.

No último dia 9, Ocampo declarou que se as autoridades líbias 'abrissem uma investigação contra Saif al-Islam pelos mesmos crimes' pelos quais é acusado pelo TPI, a última palavra sobre onde julgá-lo seria dos juízes da corte.

Nesse caso, as autoridades líbias teriam que desafiar a competência do TPI para julgar o filho de Kadafi e os juízes se pronunciariam a favor ou contra essa moção.

O TPI reivindica o filho do ditador para julgá-lo por supostos crimes contra a humanidade cometidos a partir de fevereiro na Líbia durante as revoltas dos insurgentes. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbiaMuammar KadafiPolíticos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame