Mundo

Toyota pagará multa de US$1,2 bi por problemas de segurança

Montadora admitiu que iludiu consumidores norte-americanos omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança


	Carro da Toyota: acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Carro da Toyota: acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 12h29.

Washington - A Toyota pagará 1,2 bilhão de dólares para encerrar uma investigação criminal sobre como lidou com reclamações de consumidores por problemas de segurança, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira.

A Toyota admitiu que iludiu consumidores norte-americanos omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária, disse o Departamento de Justiça.

O acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas.

A Toyota enfrenta centenas de processos sobre problemas de aceleração que ganharam notoriedade pública das mortes de um patrulheiro rodoviário da Califórnia e sua família, que segundo relatos foram causadas pela aceleração involuntária de seu Lexus, fabricado pela Toyota.

O defeito na aceleração fez com que a Toyota fizesse o recall de milhões de veículos começando em 2009.

"A Toyota tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos", disse Carly Schaffner, porta-voz da Toyota, nesta quarta-feira. "Durante esse período, realizamos mudanças fundamentais para nos tornarmos uma organização mais sensível e focada em consumidores, e estamos empenhados em melhoras contínuas".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasPaíses ricosEstados Unidos (EUA)CarrosAutoindústriaVeículosMontadorasToyotaseguranca-digital

Mais de Mundo

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas

Arábia Saudita ataca carregamento de armas dos Emirados Árabes no Iêmen

Eleições de 2025 tiveram avanço da direita na América do Sul