Mundo

Tornado que causou mortes em SP foi o mais devastador; veja

Tornado que deixou ao menos dois mortos e mais de 60 feridos em Taquarituba já é considerado o mais devastador por conta dos óbitos, dizem especialistas


	Ventania: segundo meteorologistas, fenômeno foi provocado pelo calor e a chegada de frente fria 
 (Wikimedia Commons)

Ventania: segundo meteorologistas, fenômeno foi provocado pelo calor e a chegada de frente fria (Wikimedia Commons)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 18h29.

São Paulo – Pelo menos dois mortos, mais de 60 feridos, casas destruídas, árvores e postes tombados, falta de energia elétrica e de telefone. Esse é o saldo do tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, a 320 quilômetros da capital paulista, neste domingo.

Segundo o Somar Meteorologia, o fenômeno foi provocado pelo forte calor e a chegada de uma frente fria na região sul de São Paulo. A estimativa é que a ventania chegou aos 150km/h.

O tornado é um fenômeno que costuma acontecer nos meses de primavera no Brasil, e atingem os Estados do Sul do país, mas que é possível de ocorrer em qualquer local, desde que haja condições atmosféricas para tal, explica o meteorologista Celso Oliveira.

Apesar de não ser inédito, o fenômeno é raro. Para se ter uma ideia, o tornado mais forte já registrado em SP ocorreu em 1991, na cidade de Itu, com ventos que chegaram a 300km/h. Na ocasião, ele foi classificado como de categoria F3 na escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados, que vai de f0 a f5.

Porém, segundo a Somar, o fenômeno que atingiu Taquarituba neste domingo já é considerado o mais devastador por conta dos óbitos e dos estragos levando em conta que os ventos atingiram a categoria f2 na escala, inferior ao de Itu.

Os ventos fortes que atingiram a cidade de 24 mil habitantes de pessoas derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis, a rodoviária da cidade ficou totalmente destruída e árvores foram arrancadas.

Um vídeo feito por um cinegrafista amador, e publicado no YouTube, mostra o rastro de destruição deixado pelo tornado.

//www.youtube.com/embed/-OcMPL0KizY

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasClimaDesastres naturaisMeio ambienteMetrópoles globaissao-pauloTornados

Mais de Mundo

Decisão judicial pode livrar acusados do 11 de Setembro da pena de morte

Austrália quer proibir menores de 16 anos de acessar redes sociais

Incêndio florestal se alastra próximo a Los Angeles e chamas seguem fora de controle

Com categoria 3, furacão Rafael toca solo no sudoeste de Cuba após causar apagão