Mundo

Tóquio envia apoio a navio dos EUA em plena tensão com Pyongyang

O envio do porta-helicópteros japonês é o primeiro que o país realiza para prestar apoio a tropas aliadas desde 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial

Izumo: navio partiu hoje para o Pacífico desde a base naval de Yokosuka, a sudoeste de Tóquio (Kyodo/Reuters)

Izumo: navio partiu hoje para o Pacífico desde a base naval de Yokosuka, a sudoeste de Tóquio (Kyodo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de maio de 2017 às 10h02.

Tóquio - O Japão enviou nesta segunda-feira seu maior porta-helicópteros para escoltar um navio americano na região oriental do país, em pleno período de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte.

O destroier Izumo das Forças de Auto Defesa (Exército) do Japão, que permite a decolagem e aterrissagem simultânea de cinco helicópteros, partiu hoje para o Pacífico desde a base naval de Yokosuka, a sudoeste de Tóquio, informaram fontes da Defesa citadas pela rede pública japonesa "NHK".

O navio de 19.500 toneladas escoltará um barco de fornecimentos dos EUA até a região de Shikoku, no oeste do país, antes de fazer uma viagem de três meses, na qual representa sua primeira missão destas caraterísticas em mais de 70 anos.

Izumo apoiará a embarcação americana, encarregada de fornecer combustível e outros suportes aos navios americanos que se encontram na região, incluindo o porta-aviões de propulsão nuclear Carl Vinson e sua frota de ataque.

O envio do porta-helicópteros japonês é o primeiro que o país realiza para prestar apoio a tropas aliadas desde 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia