Mundo

"Todos os países espionam", rebatem EUA

Novas revelações sobre a espionagem em massa dos serviços norte-americanos provocaram reações iradas da França


	 Edward Snowden: jornal francês Le Monde cita documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden, atualmente asilado na Rússia
 (Tanya Lokshina/AFP)

 Edward Snowden: jornal francês Le Monde cita documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden, atualmente asilado na Rússia (Tanya Lokshina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 14h42.

Washington - A Casa Branca respondeu nesta segunda-feira às queixas feitas pela França sobre as novas denúncias de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional americana alegando que "todas as nações realizam operações de espionagem".

"Já deixamos claro que os Estados Unidos recolhem informações de inteligência no exterior do mesmo modo que todos os países recolhem", afirmou a porta-voz da agência, Caitlin Hayden.

Novas revelações sobre a espionagem em massa dos serviços norte-americanos provocaram reações iradas da França, que convocou o embaixador dos Estados Unidos em Paris.

Segundo o jornal Le Monde, em sua edição desta segunda-feira, a agência americana de Segurança (NSA) realizou 70,3 milhões de gravações de dados telefônicos de franceses em um período de 30 dias entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

O Le Monde cita documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden, atualmente asilado na Rússia.

"Estou profundamente escandalizado", declarou nesta segunda-feira em Copenhague o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaEspionagem

Mais de Mundo

Netanyahu promete intensificar ataques contra o Irã após 'noite muito difícil' em Israel

Trump ameaça enviar polícia migratória a aeroportos às vésperas da Copa

Irã ataca Israel em Dimona e eleva tensão nuclear após bombardeio a Natanz

Advogada brasileira morre afogada no México; é a 2ª morte por correnteza na região em março