Mundo

Tinta faz prédio limpar o ar

Tecnologia desenvolvida pela Alcoa está sendo testada em dois prédios, um nos Estados Unidos e outro na Europa

Imagem explicativa da ação da tinta EcoClean (Oga Mendonça)

Imagem explicativa da ação da tinta EcoClean (Oga Mendonça)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2011 às 15h33.

São Paulo - Cada vez que uma árvore é derrubada para dar lugar a um arranha-céu, a qualidade do ar da cidade piora, certo? Se depender de uma tecnologia que vem sendo testada pela fabricante de alumínio Alcoa, a resposta é não. Batizada de EcoClean, a tinta invisível possui uma camada de partículas de dióxido de titânio que, aplicada sobre uma superfície de alumínio, serve como catalisador da luz do sol.

Uma vez aquecidos, os elétrons presentes na tinta interagem com as moléculas de ar e liberam radicais livres que, por sua vez, quebram poluentes como o óxido de nitrogênio.

“Uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada com o produto equivale a 80 árvores limpando o ar”, diz Craig Belnap, presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa. Só nos Estados Unidos existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com painéis de alumínio.

“Se uma fração desses edifícios usasse o EcoClean, seria o equivalente a plantar milhões de árvores”, afirma Belnap. A Alcoa está testando a tecnologia em dois prédios, um nos Estados Unidos e outro na Europa. A empresa estuda a aplicação da tinta em outras superfícies, como a de carros.

Acompanhe tudo sobre:Produtos verdesSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano