Mundo

Thiel e Trump: polêmica no Vale

Que a campanha de Donald Trump tem atraído um eclético espectro de apoiadores todo mundo sabe. Ainda assim, é sempre surpreendente vê-los em ação. Na noite desta quinta-feira, Peter Thiel, cofundador do serviço de pagamentos PayPal e um dos primeiros investidores do Facebook, subiu ao palco no último dia da convenção do Partido Republicano para demonstrar seu apoio […]

CONVENÇÃO REPUBLICANA: Peter Thiel afirma ter orgulho de ser americano, gay e republicano / Carlo Allegri/Reuters

CONVENÇÃO REPUBLICANA: Peter Thiel afirma ter orgulho de ser americano, gay e republicano / Carlo Allegri/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2016 às 01h33.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h40.

Que a campanha de Donald Trump tem atraído um eclético espectro de apoiadores todo mundo sabe. Ainda assim, é sempre surpreendente vê-los em ação. Na noite desta quinta-feira, Peter Thiel, cofundador do serviço de pagamentos PayPal e um dos primeiros investidores do Facebook, subiu ao palco no último dia da convenção do Partido Republicano para demonstrar seu apoio ao magnata e falar de seu orgulho por ser “americano, gay e republicano”. 

O apoio tem causado uma cizânia no Vale do Silício. Os empreendedores de tecnologia costumam votar nos democratas, e têm dito que Trump seria um desastre para a inovação por suas barreiras a imigrantes. Há algumas semanas, 140 deles assinaram um manifesto contra o candidato. O próprio Thiel é filho de alemães que se mudaram para a América quando ele tinha um ano, mas os muros e preconceitos do seu candidato não parecem incomodar. 

A homossexualidade foi pela primeira vez tema de uma convenção do partido. Em seu discurso, Thiel alfinetou os republicanos, que têm sido radicais em relação aos direitos LGBT. “Quando eu era criança, o grande debate era sobre como derrotar a União Soviética. Nós vencemos. Agora, nós somos avisados de que o grande debate é sobre quem deve usar qual banheiro. Isso é uma distração dos nossos problemas reais. Quem se importa?”, disse. Foi ovacionado. Trump havia defendido a liberdade de as pessoas escolherem o banheiro quem bem entenderem.

Se o depoimento vai trazer votos para Trump, é cedo para saber. Mas serviu para um amplo grupo de americanos conhecer um empresário tão polêmico quanto o candidato. Thiel já criticou o voto para mulheres e financiou processos contra um site de fofocas crítico a seu respeito. Ele nunca se preocupou em fazer amigos. Nem Trump. De certa forma, tem dado certo para os dois.

 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles