Navio de exploração da Petrobras no Campo de Tupi, na bacia de Santos, a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
Rio de Janeiro - Os testes feitos em mais um poço exploratório localizado na Área de Avaliação de Tupi, em águas ultraprofundas da área do pré-sal da Bacia de Santos (SP), constataram "altíssima produtividade dos reservatórios".
Em nota divulgada ontem (23) à noite, a Petrobras informa que nos testes realizados foram medidas vazões de 5 mil barris por dia de óleo leve de boa qualidade, limitada à capacidade dos equipamentos de teste.
"O potencial de produção do poço foi estimado em cerca de 30 mil barris/dia, comprovando a alta capacidade de produção de petróleo leve na área de Tupi, anteriormente constatada por outros poços testados na área", diz a nota.
A empresa esclareceu que o poço testado - que corresponde ao quarto perfurado em Tupi e cuja perfuração terminou em novembro de 2009 - localiza-se em área de avaliação no bloco da Bacia Marítima de Santos 11, em profundidade de 2.115 metros, a cerca de 265 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro e a 18 quilômetros a nordeste do poço descobridor, o Tupi.
A nota informa ainda que o consórcio, formado pela Petrobras (65%), o BG Group (25%) e o Galp (10%), "dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas em Tupi, com a perfuração de novos poços até a Declaração de Comercialidade, prevista para dezembro de 2010".
Leia mais sobre a Petrobras.