Mundo

Tesouro pode cobrir custo de uso das térmicas, dizem fontes

Com isso, ressaltou uma das fontes, as tarifas dos consumidores seriam poupadas do repasse da energia mais cara das termelétricas, reduzindo pressões inflacionárias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 18h24.

Brasília - O Tesouro Nacional poderá injetar mais recursos no sistema elétrico, desta vez para cobrir o impacto financeiro do custo adicional da energia das termelétricas no caixa das distribuidoras de eletricidade, disseram à Reuters duas fontes do governo a par do assunto nesta sexta-feira.

Com isso, ressaltou uma das fontes, as tarifas dos consumidores seriam poupadas do repasse da energia mais cara das termelétricas, reduzindo pressões inflacionárias. "(A ideia) é não ter repercussão tarifária", disse a fonte.

Segundo essa mesma fonte, o custo das térmicas será pago com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) --antigo tributo que passou recentemente a ser uma espécie de encargo único para todos os subsídios ao setor.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) estima que a conta pelo uso das térmicas de outubro a janeiro já somou cerca de 4 bilhões de reais.

Quase a totalidade da capacidade de geração térmica de energia no Brasil está sendo usada diante do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Acompanhe tudo sobre:PreçosTesouro NacionalTarifas

Mais de Mundo

EUA e Japão realizam voos militares conjuntos após patrulhas da China

Honduras levará até 1 mês para recontar votos e definir novo presidente

Brasil convoca cúpula do Mercosul para 20 de dezembro em Foz do Iguaçu

China aposta no mercado doméstico e expansão da demanda interna em 2026