Mundo

Um conteúdo SBT News

Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa oeste do Japão; veja vídeos

Abalo sísmico foi registrado na região ocidental de Chugoku; tremores secundários foram observados no país

Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 07h48.

Última atualização em 6 de janeiro de 2026 às 07h49.

Um terremoto atingiu a costa oeste do Japão na madrugada desta terça-feira, 6. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do abalo foi identificado na província oriental de Shimane, na região ocidental de Chugoku.

O tremor, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi seguido por réplicas mais fracas, de magnitudes 4,5, 5,1 e 3,8, dispensando alerta de tsunami.

A concessionária de energia Chugoku Electric Power, que opera a Usina Nuclear de Shimane, disse que o abalo não impactou seu funcionamento e que continua normalmente com as operações.

Terremotos como o registrado nesta terça-feira são historicamente comuns no Japão. A nação está numa área sísmica muito ativa, conhecida como "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo.

O Japão não é o único país localizado na região com atividades sísmicas intensas. A Indonésia e a Tailândia, por exemplo, também fazem parte da região. Em 2004, os países foram assolados com um grande tsunami, que deixou mais de 220 mil mortos. A tragédia foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o pior desastre natural já registrado.

Não há relatos de feridos ou estragos significativos. Pelas redes sociais, usuários divulgaram vídeos mostrando o momento do terremoto:

Acompanhe tudo sobre:SBT NewsJapãoTerremotos

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump