Terremoto: forte tremor no Caribe gera alerta de tsunami (USGS/Reprodução)
Reuters
Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 17h28.
Última atualização em 28 de janeiro de 2020 às 20h45.
Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o oeste do Caribe na terça-feira, levando pessoas a deixarem edifícios que tremeram nas Ilhas Cayman, na Jamaica e no centro de Miami, mas sem relatos iniciais de danos significativos.
O tremor, inicialmente reportado como de magnitude 7,3 antes de ser elevado, teve como epicentro o mar entre Jamaica, Ilhas Cayman e Cuba, em uma profundidade de 10 quilômetros.
O Centro Internacional de Informações sobre Tsunamis disse que a ameaça anterior de uma onda de tsunami havia basicamente passado.
Em Miami, grupos de pessoas deixaram vários prédios no centro da cidade.
O departamento de resgate de incêndios de Miami-Dade disse que respondeu a várias ligações sobre edifícios altos balançando.
"Até agora, não há feridos ou danos estruturais. Os moradores/visitantes são aconselhados a manter a calma", afirmou o departamento no Twitter.
Autoridades de toda a região não tiveram relatos iniciais de grandes danos, apesar da intensidade do terremoto.
Um tremor de magnitude 6,1 na escala Richter, réplica do terremoto de 7,7 que mais cedo sacudiu o Mar do Caribe, foi registrado nesta terça-feira a 57 km a leste das Ilhas Cayman e a 10 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Além dessa última réplica, foram detectadas outras quatro, de magnitudes entre 3,9 e 4,9, em um dia de forte atividade sísmica na região.
O maior dos tremores foi sentido em grande parte dos territórios de Cuba, Jamaica e até na cidade de Miami, nos Estados Unidos, além de ter gerado preocupação com a possibilidade de tsunamis.
A Administração de Riscos das Ilhas Cayman (NIHM na sigla em inglês) pediu à população local que se afaste do litoral e saia de áreas baixas para procurar refúgio em outras mais elevadas.
Por sua vez, o Escritório de Preparação para Desastres e Gestão de Emergências da Jamaica (ODPEM) informou que o abalo sísmico não deixou vítimas ou danos materiais significativos.