Mundo

Terremoto de 7,3 graus atinge ilha na Indonésia

Epicentro do tremor se localizou a uma profundidade de 29 quilômetros, 450 quilômetros a sudoeste da cidade de Banda Aceh, na ilha de Sumatra

O terremoto foi detectado à 0h37 de quarta-feira pelo horário local (16h37 desta terça-feira pelo horário de Brasília) (Wikimedia Commons)

O terremoto foi detectado à 0h37 de quarta-feira pelo horário local (16h37 desta terça-feira pelo horário de Brasília) (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 18h09.

Washington - Um terremoto de magnitude 7,3 graus na escala Richter atingiu a costa oeste da ilha indonésia de Sumatra, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Em comunicado, a entidade indica que o epicentro do tremor se localizou a uma profundidade de 29 quilômetros, 450 quilômetros a sudoeste da cidade de Banda Aceh, na ilha de Sumatra, e 950 quilômetros a oeste de Kuala Lumpur (Malásia).

O terremoto foi detectado à 0h37 de quarta-feira pelo horário local (16h37 desta terça-feira pelo horário de Brasília). Segundo a rede de televisão 'ABC', o governo indonésio emitiu um alerta de tsunami.

O Centro de vigilância de tsunamis da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA indicou em comunicado que não há previsões de um tsunami devastador, de grandes dimensões, 'com base nos dados históricos de terremotos e tsunamis'.

'No entanto, há uma possibilidade muito remota de um tsunami local que poderia afetar a costa normalmente localizada não além de 100 quilômetros desde o epicentro do terremoto. As autoridades na região próxima ao epicentro deveriam ser alertadas acerca desta possibilidade', acrescenta.

A Indonésia fica numa intersecção de placas tectônicas em constante movimento, o que faz com que o país sofra frequentes terremotos.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 8,9 graus de magnitude provocado em Aceh, perto da área onde ocorreu o tremor desta terça-feira, provocou um tsunami que devastou extensas áreas litorâneas na Tailândia, Sri Lanka e Indonésia, país que registrou pelo menos 220 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaTerremotos

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado