Mundo

Terremoto de 6,4 graus atinge o Japão; país registra pequeno tsunami

Após o terremoto no Mar do Japão, cerca de 9 mil construções ficaram sem energia elétrica

Japão: o terremoto foi classificado como 6+ na escala japonesa de 7 níveis de tremor (USGS/Reprodução)

Japão: o terremoto foi classificado como 6+ na escala japonesa de 7 níveis de tremor (USGS/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 18 de junho de 2019 às 11h41.

Última atualização em 18 de junho de 2019 às 14h42.

Tóquio — Um terremoto forte atingiu a costa noroeste do Japão em torno da região de Niigata na terça-feira, provocando um pequeno tsunami, sacudindo prédios e cortando a energia para cerca de 9.000 construções.

O terremoto de magnitude 6,4 , de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), durou 20 segundos e os danos incluíram um deslizamento de terra que atingiu uma estrada, de acordo com a emissora pública NHK. Não houve relatos iniciais de mortes ou incêndios.

Autoridades levantaram um alerta de tsunamis de 0,2 a 1,0 metro para a região depois que ondas de vários centímetros de altura atingiram partes da costa de Niigata.

Um tsunami de até um metro poderia ter causado algumas inundações e danos em áreas costeiras baixas e margens de rios, embora grande parte da costa do Japão seja protegida por muros marítimos.

"Trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades locais para fornecer medidas para desastres, incluindo operações de salvamento e resgate, e instruiremos os funcionários a fornecer informações de maneira rápida e precisa", disse o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

O tremor ocorreu às 22h22 (no horário local) a uma profundidade de 12 quilômetros, informou o USGS.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o terremoto mediu 6,7 e em alguns lugares foi tão alto quanto um forte seis em "Shindo", ou Escala de Intensidade Sísmica, que mede o movimento do solo em pontos específicos ao contrário da magnitude que expressa a quantidade de energia liberada.

 

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisJapãoTerremotos

Mais de Mundo

Advogados negam fuga do presidente destituído da Coreia do Sul

Soberania do canal 'não é negociável', responde Panamá a Trump

Corpo do ex-presidente americano Jimmy Carter chega a Washington

Israel e Hamas negociam 1ª etapa de trégua de 6 a 8 semanas em Gaza, diz fonte palestina