Mundo

Terremoto de 5,6 graus atinge nordeste da Colômbia

Epicentro está situado em uma região de falha geológica na qual diariamente ocorrem tremores, a maior parte somente perceptível por instrumentos

A Rede Sismológica Nacional da Colômbia (RSNC) detalhou em comunicado que o movimento ocorreu às 8h43 no horário local (11h43 de Brasília) (Getty Images)

A Rede Sismológica Nacional da Colômbia (RSNC) detalhou em comunicado que o movimento ocorreu às 8h43 no horário local (11h43 de Brasília) (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 21h00.

Bogotá - Um terremoto de 5,6 graus na escala aberta de Richter atingiu nesta sexta-feira várias regiões do nordeste da Colômbia e foi sentido também em partes da Venezuela, sem registro até o momento de danos estruturais, conforme informaram as autoridades sismológicas em Bogotá.

A Rede Sismológica Nacional da Colômbia (RSNC) detalhou em comunicado que o movimento ocorreu às 8h43 no horário local (11h43 de Brasília) a 3,3 quilômetros ao sudeste da localidade de Los Santos, no departamento de Santander, e a 146,5 quilômetros de profundidade.

Além desse departamento e do vizinho Norte de Santander, incluídas suas capitais, Bucaramanga e Cúcuta, respectivamente, o tremor se sentiu em Bogotá e Manizales, a capital da região de Caldas, no noroeste do país.

A subdiretora do Serviço Geológico Colombiano (SGC, ao qual pertence RSNC), Marta Calvache, disse aos jornalistas que o tremor na fronteira oeste da Venezuela com a Colômbia.

O especialista lembrou que o epicentro está situado em uma região de falha geológica na qual diariamente ocorrem tremores, a maior parte somente perceptível por instrumentos.

A União Nacional para a Gestão do Risco (UNGR), ligada à Presidência da República, informou que o movimento não fez vítimas ou causou danos, mesmo assim de forma preventiva removeram todos os alunos da escola rural do Hobo, paragem em Molagavita, povoado de Santander, disse à agência Efe por telefone a porta-voz da UNGR, Sandra Calvo.

'A estrutura da construção está frágil há alguns meses, mas não foi abalado pelo tremor', explicou a porta-voz, e assinalou que na instituição estudam 47 crianças. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20