Mundo

Teorias excêntricas buscam explicar sumiço de avião

Várias teorias populares circulam a respeito do desaparecimento de um avião malaio, enquanto parentes angustiados aguardam notícias


	Missão de resgate de avião desparecido na Malásia: enorme operação de busca com navios e aeronaves de dez países ainda não localizou qualquer vestígio da aeronave
 (REUTERS/Kham)

Missão de resgate de avião desparecido na Malásia: enorme operação de busca com navios e aeronaves de dez países ainda não localizou qualquer vestígio da aeronave (REUTERS/Kham)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 11h17.

Pequim/Singapura - Abatido por um caça. Explodido por terrorista. Sequestrado por elfos.

Do escassamente crível ao amplamente absurdo, várias teorias populares circulam a respeito do desaparecimento de um avião malaio, enquanto parentes angustiados aguardam notícias sobre o destino dos 239 passageiros e tripulantes a bordo.

A voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim, sumiu na madrugada de sábado, e uma enorme operação de busca com navios e aeronaves de dez países ainda não localizou qualquer vestígio da aeronave, um Boeing 777. As autoridades não descartam totalmente um sequestro ou atentado, mas parecem cada vez mais céticas a respeito de uma possível sabotagem.

Isso, no entanto, não impede que as teorias conspiratórias se alastrem pela imprensa e a Internet, especialmente nos países de origem da maioria dos passageiros, China e Malásia.

No Sina Weibo --espécie de Twitter chinês--, os usuários citam desde um ataque da minoria islâmica uigur, que vive no oeste da China, até uma manipulação dos mercados.

"Talvez tenha sido atingido por um meteoro?", escreveu um usuário chamado laxnic. "Seria um impacto mais forte que o de um míssil, e poderia ter dividido o avião em pedaços pequenos. Tudo teria acabado muito rapidamente." Na Malásia, muitos usuários veem um mau sinal no código do voo, associando as letras MH à expressão "masih hilang" -- "ainda perdido", em malaio.

A notícia de que dois passageiros embarcaram no voo usando passaportes furtados na Tailândia alimentou as teorias conspiratórias na China e na Malásia, embora a polícia já tenha dito que duvida de uma conexão entre essas duas pessoas e o sumiço do avião.

"O avião não colidiu, pelo menos não vimos nenhuma imagem que sugira isso, e nenhum destroço foi encontrado. Ele está sendo mantido como prisioneiro em algum país por razões políticas", sugeriu o usuário BoZ_ZiE no Sina Weibo.


O jornal malaio New Straits Times, geralmente comedido em suas versões e alinhado com o governo local, ouviu um xamã segundo o qual o avião foi "sequestrado por elfos" e estaria suspenso em pleno ar.

Para alguns, a especulação alimenta uma obsessão ou oferece uma diversão macabra.

"Terrorismo? Acidente? Sobrenatural?", pergunta um site chamado Common Sense Conspiracy ("Conspiração do Bom Senso"), antes de oferecer suas próprias explicações para o desaparecimento do avião.

O mesmo site também abre espaço para discutir a "iminente" erupção do monte Fuji, no Japão, e a possibilidade de que o ator Philip Seymour Hoffman, que morreu de overdose em fevereiro, tenha sido assassinado.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviõesMalásiaTransportesVeículos

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais