Mundo

Tempestade tropical faz Haiti evacuar zonas de risco

A tempestade tropical Erika deve entrar neste sábado (29) em território haitiano pela cidade de Anse-à-Pitre, na Região Sudeste, considerada uma zona de risco.


	Monitoramento da tempestade tropical Erika: Durante a sua passagem pela República Dominicana, fenomeno natural fez, pelo menos, 27 mortos.
 (Reuters / Ricardo Rojas)

Monitoramento da tempestade tropical Erika: Durante a sua passagem pela República Dominicana, fenomeno natural fez, pelo menos, 27 mortos. (Reuters / Ricardo Rojas)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2015 às 15h53.

O governo do Haiti ordenou a suspensão de todas as operações de tráfego aéreo e a evacuação de algumas zonas no Sudoeste do país devido à chegada da tempestade tropical Erika, informou o ministro da Comunicação haitiano, Rotchild François.

A tempestade tropical Erika deve entrar neste sábado (29) em território haitiano pela cidade de Anse-à-Pitre, na Região Sudeste, que, ao lado de Jacmel, no Sul, é considerada uma zona de risco. De acordo com o ministro, as autoridades municipais foram instadas a iniciar a retirada dos moradores para abrigos temporários.

Aproximadamente 2 mil desse abrigos, com capacidade para acolher 47 mil pessoas, já foram preparados.

Durante a sua passagem pela República Dominicana, a tempestade tropical Erika fez,pelo menos 27 mortos, causando também estragos em Porto Rico.

Desde 2008, nenhum furacão atinge o Haiti, mas, devido à vulnerabilidade da população e das habitações, enfraquecidas pelo terremoto de 2010, mesmo tempestades tropicais simples são suficientes para causar inundações mortais.

Em outubro de 2012, a tempestade Sandy atingiu a costa nordeste dos Estados Unidos, matando 60 pessoas no Haiti e destruindo mais de 18 mil casas por todo o país.

Nos Estados Unidos, a Flórida já se prepara para a chegada da tempestade tropical, possivelmente na segunda-feira, tendo o governador decretado estado de emergência.

Editor Nádia Franco

Acompanhe tudo sobre:HaitiRepública Dominicana

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã