Mundo

Tempestade pós-ciclone causa risco de inundações na Austrália

Ciclone Debbie atingiu o norte do Estado tropical de Queensland na terça-feira causando fortes danos na região

Ciclone regrediu para uma depressão tropical baixa na quarta-feira, mas nesta quinta-feira estava provocando rajadas de vento e chuvas torrenciais (Dave Hunt/Reuters)

Ciclone regrediu para uma depressão tropical baixa na quarta-feira, mas nesta quinta-feira estava provocando rajadas de vento e chuvas torrenciais (Dave Hunt/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de março de 2017 às 10h04.

Sydney - As autoridades da Austrália orientaram 40 mil pessoas a buscar terras mais altas nesta quinta-feira, à medida que um tempestade gerada por um ciclone poderoso que atingiu o nordeste do país esta semana varreu o litoral com chuvas pesadas.

O ciclone Debbie, uma tempestade de categoria quatro, se abateu sobre o norte do Estado tropical de Queensland na terça-feira, destruindo destinos turísticos, derrubando linhas de transmissão de energia, arrasando canaviais e obrigando o fechamento de minas de carvão.

A chuva caiu com mais força nesta quinta-feira no interior e em áreas costeiras dos dois lados da capital estadual, Brisbane.

"Este sistema meteorológico intenso que começou com o ciclone Debbie e está descendo pelo litoral está causando estrago em todo nosso Estado", disse a primeira-ministra de Queensland, Annastacia Palaszczuk, a repórteres em Brisbane.

O ciclone regrediu para uma depressão tropical baixa na quarta-feira, mas nesta quinta-feira estava provocando rajadas de vento e chuvas torrenciais em um trecho de 1.200 quilômetros da costa leste australiana, causando cheias nos rios e inundações, e levando as autoridades a ordenarem a retirada de 40 mil pessoas.

Em Lismore, no norte do Estado vizinho de Nova Gales do Sul, o Serviço Estatal de Emergência ordenou a saída de 7 mil moradores de áreas baixas devido à previsão de que a cidade irá sofrer sua pior inundação em quase 20 anos.

Na zona atingida pelo ciclone, mais ao norte, helicópteros militares, balsas e aviões transportaram centenas de turistas retidos em ilhas turísticas localizadas no caminho da tempestade para o continente.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaTornados

Mais de Mundo

Decisão judicial pode livrar acusados do 11 de Setembro da pena de morte

Austrália quer proibir menores de 16 anos de acessar redes sociais

Incêndio florestal se alastra próximo a Los Angeles e chamas seguem fora de controle

Com categoria 3, furacão Rafael toca solo no sudoeste de Cuba após causar apagão