Mundo

Talibãs sequestram seis pessoas após queda de helicóptero

O aparelho, procedente do Paquistão, caiu pouco antes do meio-dia no distrito de Azra, no Afeganistão, por causas que ainda são desconhecidas


	Talibãs: "Os seis ocupantes foram capturados com vida pelos talibãs, que os transferiram a um local desconhecido"
 (AFP)

Talibãs: "Os seis ocupantes foram capturados com vida pelos talibãs, que os transferiram a um local desconhecido" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 11h31.

Cabul - Os talibãs sequestraram os seis ocupantes de um helicóptero supostamente paquistanês que caiu nesta quinta-feira na província de Logar, no leste do Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O aparelho, procedente do Paquistão "segundo as primeiras investigações", caiu pouco antes do meio-dia no distrito de Azra por causas que ainda são desconhecidas e posteriormente pegou fogo, disse o porta-voz do governador provincial, Salim Saleh.

"Os seis ocupantes foram capturados com vida pelos talibãs, que os transferiram a um local desconhecido. Nossas tropas já estão na zona para a operação de resgate, mas ainda não encontraram os reféns", detalhou.

Uma fonte da Administração regional que pediu anonimato explicou que a maioria dos passageiros do aparelho acidentado falavam "na língua do Paquistão", o urdu.

No entanto, o porta-voz da formação insurgente Zabiullah Mujahid garantiu não ter constância do suposto sequestro, sobre o qual ainda tenta reunir informações por ter ocorrido em uma zona remota com poucas redes telefônicas.

A missão da Otan no Afeganistão, Apoio Decidido, afirmou em sua conta no Twitter que "não parece" que o aparelho pertencesse às forças aliadas, enquanto seu porta-voz, Michael T. Lawhorn, negou possuir informações sobre o acidente.

A província de Logar é fronteiriça com o vizinho Paquistão, país com o qual Cabul mantém uma relação ruim entre acusações de que dá asilo em seu território a grupos insurgentes que atentam em solo afegão.

O Afeganistão registra ocasionalmente acidentes de aeronaves, sobretudo militares, tanto nacionais como americanas, que oferecem apoio aéreo ao Exército afegão e realizam bombardeios como parte de sua missão antiterrorista no país.

Em maio, sete pessoas morreram com a queda de um avião de carga da companhia aérea azerbaijana Silkway Airlines na província de Helmand (sul), enquanto dois meses antes um caça F16 dos EUA caiu quando decolava da base aérea de Bagram (norte), sem causar vítimas.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaSequestrosTalibã

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo