Mundo

Talebans paquistaneses agora negam aliança com EI

O principal grupo taleban paquistanês negou que tenha formado aliança com o Estado Islâmico, como aparentemente tinha anunciado


	Membros do Taleban: porta-voz rejeitou apoio ao EI no Iraque e na Síria
 (Tehrik-i Taliban Pakistan via Reuters TV/Files)

Membros do Taleban: porta-voz rejeitou apoio ao EI no Iraque e na Síria (Tehrik-i Taliban Pakistan via Reuters TV/Files)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 09h52.

Islamabad - O principal grupo taleban paquistanês, o Tehrik-e-taleban Paquistão (TTP), negou que tenham formado uma aliança com o Estado Islâmico (EI), como aparentemente tinha anunciado no sábado, informou nesta segunda-feira um porta-voz do grupo insurgente ao jornal local "Express Tribune".

"Somos leais a Amir-ul Momineen (Príncipe dos crentes, título que ostenta o mulá Omar, líder dos talebans afegãos) e não pensamos abandonar esta aliança", afirmou o porta-voz do TTP Shahidula Shahid em um e-mail enviado ao jornal.

Shahid rejeitou assim o apoio ao EI no Iraque e na Síria, como o TTP pareceu afirmar em comunicado tornado público no sábado.

O porta-voz do TTP atribuiu à má interpretação da imprensa sua aliança com o EI.

"Só louvamos ao Estado Islâmico e lhes aconselhamos que deixem de lado suas diferenças (com outros grupos insurgentes) e mostrem unidade", assegurou Shahid.

Tanto o TTP como os talebans afegãos colaboram com a Al Qaeda, muitos de cujos membros se refugiam na fronteira entre Paquistão e Afeganistão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoIslamismoPaquistãoTalibã

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países