Mundo

Suspensa consulta sobre independência da Catalunha

O gabinete do governo regional "fará uma proposta amanhã" para o referendo, que foi suspenso pela justiça espanhola no final de setembro

Espanha: gabinete do governo regional "fará uma proposta amanhã" para o referendo (Albert Gea/Reuters)

Espanha: gabinete do governo regional "fará uma proposta amanhã" para o referendo (Albert Gea/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 20h13.

O governo da região espanhola da Catalunha desistiu de realizar um referendo sobre a independência, previsto inicialmente para 9 de novembro, informou nesta segunda-feira um dos partidos favoráveis à consulta após uma reunião em Barcelona.

"O governo constatou que a consulta não pode ser realizada", declarou a jornalistas Joan Herrera, líder do partido de esquerda ecologista ICV, ao término de horas de reunião com o líder do governo regional catalão, o nacionalista Artur Mas, e integrantes de outros partidos favoráveis ao referendo.

O gabinete do governo regional "fará uma proposta amanhã" para o referendo, que foi suspenso pela justiça espanhola no final de setembro.

Ao contrário do governo britânico, que em 18 de setembro autorizou o referendo escocês que terminou com uma vitória do "não", o governo espanhol de Mariano Rajoy se opõe fortemente à consulta catalã, considerando a iniciativa uma violação da soberania nacional.

Qualquer iniciativa envolvendo a preparação do plebiscito foi proibida temporariamente até que o tribunal decida sobre a sua eventual inconstitucionalidade.

Após a suspensão decidida pela justiça em 29 de setembro, a coalizão nacionalista CiU, de Artur Mas, e os seus parceiros do ERC, do ICV e do CUP - que formam uma ampla maioria no parlamento regional - anunciaram que seguiriam adiante com a consulta.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaGovernoPiigsPolítica

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal