Mundo

Suspeito foragido dos atentados é detalhado pela imprensa

Dzhokhar Tsarnaev é um checheno de 19 anos que residia legalmente nos EUA e tinha bolsa de estudo para estudar em Cambridge


	Dzhokhar Tsarnaev: o jovem participava de aulas de luta e, segundo uma ex-companheira de classe, era uma pessoa calada e pouco sociável
 (Alexander Demianchuk/Reuters)

Dzhokhar Tsarnaev: o jovem participava de aulas de luta e, segundo uma ex-companheira de classe, era uma pessoa calada e pouco sociável (Alexander Demianchuk/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2013 às 12h54.

Boston - Dzhokhar Tsarnaev, suspeito do atentado realizado durante a Maratona de Boston que permanece foragido, é um checheno de 19 anos que residia legalmente nos Estados Unidos, possuía licença de voto e tinha bolsa de estudo para estudar na cidade de Cambridge, situada na área metropolitana de Boston.

Ele e seu irmão, Tamerlan Tsarnaev - o segundo suspeito de colocar as bombas próximas a linha de chegada da maratona, que morreu após um confronto com a polícia na noite de ontem -, viviam em uma casa próxima ao lugar onde ocorreram os incidentes desta madrugada.

Em entrevista ao canal "Fox 25", o tio dos jovens, Ruslan Tsarnaev, afirmou que Dzhokhar era um bom estudante, que queria ser médico e que estava desempregado.

"Temo que seu irmão mais velho tenha tido uma má influência sobre ele", indicou o familiar, que pediu a seu sobrinho foragido se entregar. Enquanto isso, um desdobramento policial de grandes proporções, o maior já realizado na cidade de Boston, segue em busca do jovem.

Segundo os registros divulgados pela imprensa americana, Dzhokhar estudou no instituto Ringe & Latin School da cidade de Cambridge, que lhe concedeu uma bolsa de estudos em 2011 por US$ 2,5 mil.

O jovem participava de aulas de luta e, segundo uma ex-companheira de classe, era uma pessoa calada e pouco sociável. De acordo com a jovem, o foragido tinha licença para votar e morava há alguns anos Estados Unidos.

Já as autoridades estaduais assinalam que Dzhokhar e seu falecido irmão, que tinha 26 anos, viviam em uma casa com seis membros de uma mesma família.

Na rede social "VK.com", o perfil de Djohar Tsarnaev traz informações que coincidem com a descrição feita pelas testemunhas e familiares. A foto de Tsarnaev usada nesta rede também se parece muito com as divulgadas pela polícia nas últimas horas.

Segundo as informações contidas no site "VK.com", Dzhokhar completará 20 anos no próximo dia 22 de julho e sua família é original de Makhachkala, capital da República russa do Daguestão, situada às margens do Mar Cáspio. 

Acompanhe tudo sobre:Boston (Massachusetts)Estados Unidos (EUA)Países ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Venezuela expulsa embaixadores de Argentina, Chile e outros países que questionam vitória de Maduro

Protestos contra reeleição de Maduro são registrados em favelas de Caracas: 'Entregue o poder!'

Eleição na Venezuela: Panamá retira diplomatas em Caracas e põe relações bilaterais 'em suspenso'

Trump aceita ser ouvido como vítima pelo FBI em investigação por atentado que sofreu

Mais na Exame