Mundo

Sueco cria dispositivo que auxilia “Compras Sustentáveis”

Dispositivo portátil é muito parecido com um smartphone, feito exclusivamente para ajudar quem pretende ir às compras

Com o dispositivo 'Compras Sustentáveis' pode-se comparar os valores nutricionais e também fatores de sustentabilidade como produção, transporte, embalagem entre outros (Divulgação)

Com o dispositivo 'Compras Sustentáveis' pode-se comparar os valores nutricionais e também fatores de sustentabilidade como produção, transporte, embalagem entre outros (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2011 às 12h14.

São Paulo - O sueco Martin Hanberger desenvolveu o conceito de um dispositivo que auxilia o usuário na hora das compras, chamado “Compras Sustentáveis”. A ideia para a criação surgiu quando o designer passou a estudar os padrões de compras, as necessidades de informações e aspectos psicológicos que envolvem o ato de fazer compras.

O dispositivo portátil é muito parecido com um smartphone, feito exclusivamente para ajudar quem pretende ir às compras. Com ele, pode-se comparar os valores nutricionais e também fatores de sustentabilidade como produção, transporte, embalagem entre outros.

Os consumidores se tornam mais conscientes em relação às suas opções de comprar, quando enxergam todo o ciclo de produção, desde a concepção até o momento em que o produto chega ao consumidor final. Esse é o motivo principal para a criação de Hanberger.

O dispositivo atribui um valor numérico, para que o usuário possa decidir se o item realmente vale a pena de ser comprado ou se ele é sustentável o suficiente. O aparelho leva essa informação e a compara com o perfil, que mostra quão sustentável o usuário quer ser. Além disso, ele pode ser usado para fazer listas de compras e pode ajudar a localizar as posições onde os itens são mantidos dentro do supermercado.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoSustentabilidadePegadas ecológicas

Mais de Mundo

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis

Setor privado dos EUA cria menos empregos que o esperado em janeiro

EUA condicionam diálogo com Irã a debate sobre mísseis e programa nuclear