Mundo

STF terá novo desafio com candidatos condenados

Políticos punidos por lei podem ter decisões específicas quanto às suas candidaturas

Gilmar Mendes esteve entre os nomes do STF que apoiaram a protelação do Ficha Limpa sem pensar nas condenações já estabelecidas (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Gilmar Mendes esteve entre os nomes do STF que apoiaram a protelação do Ficha Limpa sem pensar nas condenações já estabelecidas (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 11h37.

São Paulo - Em uma coisa os meios jurídicos parecem estar de acordo: tanto os que apoiam como os que criticam a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que jogou a validade da Ficha Limpa para 2012, preveem uma "continuação, ou várias continuações" do caso, daqui para a frente, para se definir a situação eleitoral de candidatos já julgados e sentenciados - ou ainda não - no passado.

"O Supremo vai ter que entrar nesse assunto", afirma o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arystóbulo de Oliveira Freitas. A saída, segundo ele, não seria uma norma geral para regulamentar candidaturas de políticos anteriormente condenados. "Terá de haver decisão específica, para os punidos em segunda instância e os processos pendentes".

O advogado Eduardo Muylaert, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, também prevê que a decisão vai desembocar em recursos e processos - e adverte para a grande diversidade de situações que o Supremo vai enfrentar. As situações (dos futuros interessados) são bastante diferentes", adverte, pois "há sentenciados que perdem direitos políticos, outros que não, há os casos que envolvem crime contra a administração pública ou o sistema financeiro. Tem de ser caso a caso." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEleiçõesEleições 2010PolíticaPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Mundo

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas