Mundo

Statoil construirá complexo de exploração de US$16 bi

O petróleo no novo terminal irá ser estocado em duas cavernas nas montanhas próximas de Veidnes, a 1.400 quilômetros ao norte de Oslo


	Statoil: pioneira na exploração de petróleo e gás no Ártico
 (Kent Skibstad/Reuters)

Statoil: pioneira na exploração de petróleo e gás no Ártico (Kent Skibstad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2013 às 13h55.

Veidnes - A norueguesa Statoil investirá 16,3 bilhões de dólares para construir um novo complexo de exploração de petróleo próximo da ponta norte do continente europeu, apostando em encontrar mais petróleo em uma ambiciosa campanha de exploração do Ártico.

A Statoil, pioneira na exploração de petróleo e gás no Ártico iniciará a produção em suas imensas descobertas Skrugard e Havis no Mar de Batents no final de 2018 e planeja um terminal em terra (onshore) que irá lidar com mais petróleo uma vez que o trabalho na área decole.

"Isso é parte da ambição de fazer do norte da Noruega a próxima grande região petrolífera do país", disse Oeystein Michelsen, chefe de desenvolvimento da Statoil para a Noruega, na terça-feira.

O petróleo no novo terminal irá ser estocado em duas cavernas nas montanhas próximas de Veidnes, a 1.400 quilômetros ao norte de Oslo, antes de abastecerem os tanques.

A Statoil é a operadora da licença de Skrugard/Havis e tem 50 por cento de participação nesse projeto, sendo que a italiana Eni tem 30 por cento e a empresa estatal Petoro tem outros 20 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEuropaNoruegaPaíses ricosPetróleo

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame