Mundo

Sorrindo, papa circula entre fiéis e abençoa peregrinos

Pelos cálculos de seguranças do Vaticano, apenas na Praça São Pedro cerca de 300 mil pessoas concentraram-se para a cerimônia que marca o início do pontificado

Papa Francisco de papamóvel à Praça de São Pedro para sua missa inaugural, no Vaticano (REUTERS / Stefano Rellandini)

Papa Francisco de papamóvel à Praça de São Pedro para sua missa inaugural, no Vaticano (REUTERS / Stefano Rellandini)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 06h22.

Vaticano – Circulando no papamóvel, o papa Francisco pôde ser visto hoje (19) de perto, durante cerca de 20 minutos, por quem estava na Praça São Pedro. Sorridente, o papa acenou e, em alguns momentos, abençoou os fiéis.

Houve peregrinos que passaram a noite nas áreas próximas à praça para garantir um lugar próximo ao local por onde o papa passaria. Os portões só foram abertos às 5h30 (1h30 de Brasília).

O papa desceu do automóvel para beijar e dar a bênção a um deficiente físico que estava no colo de um homem. Francisco fez um carinho no braço do deficiente.

Ele também beijou crianças que foram levadas até ele e as abençoou. Do alto do papamóvel, Francisco conversou com alguns fiéis. Ele não se sentou em nenhum momento.

O clima de emoção e fé contagiou os arredores da Praça São Pedro. Alguns fiéis levaram objetos para serem benzidos pelo papa. Terços e cruzes eram vistos nas mãos dos peregrinos.

O papa desfilou entre os fiéis por cerca de 20 minutos. Os sinos tocaram enquanto Francisco podia ser visto pelos fiéis.

O papamóvel passou por áreas limitadas dentro da Praça São Pedro. As pessoas ficaram isoladas por cercas de ferro guardadas sob rigoroso esquema de segurança. As bandeiras latino-americanas, inclusive a do Brasil, destacavam-se em meio à multidão.

Pelos cálculos de seguranças do Vaticano, apenas na Praça São Pedro cerca de 300 mil pessoas concentraram-se para a cerimônia que marca o início do pontificado do papa Francisco.

Nos arredores da praça, mais 200 mil, de acordo com os seguranças. Em uma visão aérea, a impressão é que só havia espaços vazios destinados ao papamóvel.

Acompanhe tudo sobre:Jorge Mario BergoglioPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque