Mundo

Socialistas gregos mantêm liderança em pesquisa

Maioria do eleitorado parece frustrada com a política, ou indeciso sobre quem eles apoiavam

Apesar de reforma na previdência, socialistas teriam vantagem de seis pontos sobre o partido conservador, se a eleição ocorresse agora (.)

Apesar de reforma na previdência, socialistas teriam vantagem de seis pontos sobre o partido conservador, se a eleição ocorresse agora (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2010 às 11h43.

Atenas - O governo socialista da Grécia manteve uma confortável vantagem sobre os adversários conservadores, apesar de uma impopular reforma previdenciária, mostrou uma pesquisa divulgada neste sábado.

A pesquisa, publicada na edição de sábado do jornal Axia, mostrou que os socialistas teriam 36 por cento dos votos contra 30 por cento do partido conservador, se a eleição ocorresse agora.

A vantagem de seis pontos percentuais foi menor que a mostrada em pesquisa anterior, disse o Axia sem dar mais detalhes.

O levantamento foi realizado pelo instituto VPRC em duas fases, de 6 a 8 de julho e de 14 a 16 de julho. No dia 9 de julho, o parlamento grego aprovou cortes nas pensões e aumento na idade para aposentadoria para ajudar o país, integrante da zona do euro, a sair da sua problemática crise de dívida.

O governo concordou com grandes cortes nos gastos em troca de uma ajuda de 110 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os sindicatos gregos foram contrários e realizaram greves e manifestações.

Cerca de 43 por cento dos 1.156 entrevistados afirmaram que o país deveria desobedecer os termos da União Europeia e do FMI em comparação aos 34 por cento que afirmaram que a Grécia deveria respeitá-los.

A maioria do eleitorado parece frustrada com a política, ou indeciso sobre quem eles apoiavam, mostrou a pesquisa. Cerca de 39 por cento afirmaram que iriam se abster de votar, enquanto 22 por cento disse ainda estar indeciso, ou se recusaram a responder.

O partido socialista chegou ao poder na Grécia em outubro e as eleições devem ocorrer em 2013.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEleiçõesEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia