Site Ficha Limpa promete mais rigor que lei eleitoral
Página lançada pela Abracci com apoio do MCCE exige termo de compromisso de transparência nas contas eleitorais; 15 candidatos estão em processo de cadastramento
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.
Brasília - Com apenas um dia de funcionamento, o site Ficha Limpa, que pretende melhorar o perfil dos candidatos nessas eleições, já recebeu 15 pedidos de registro de candidatos na página, "mas nenhum foi efetivado ainda", afirma a secretária executiva da Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), Betina Sarue. Segundo ela, os pedidos ainda não foram negados. "Estamos dialogando, a maioria falta apresentar algum documento."
Uma das exigências para que o candidato entre na lista de "fichas limpas" do site é apresentar um termo de compromisso garantindo que criará uma página na web para reportar os gastos da campanha. "A ideia é trabalhar com transparência nas eleições", explica Betina. O termo faz com que o site seja mais rigoroso que a própria Lei da Ficha Limpa.
De acordo com Betina, o objetivo da iniciativa é dar um passo além da lei. "Queremos estimular a cultura da prestação de contas. O importante é que os eleitores entrem no site, conheçam os candidatos e façam esse controle", disse ela. Na página, o eleitor também pode fazer denúncias sobre candidatos "fichas sujas".
Depois das eleições, a Abracci pretende divulgar o número de candidatos "fichas limpas" que estavam listados no site e foram eleitos.