Mundo

Síria decreta anistia geral que inclui presos políticos

Presidente Bashar al-Assad anunciou a medida como forma de tentar diminuir os protestos contra seu governo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 14h02.

Cairo - O presidente sírio, Bashar al-Assad, decretou nesta terça-feira uma anistia geral, incluindo os presos políticos, para os réus que cometeram crimes até agora, informou a rede de televisão estatal.

A emissora acrescentou que o indulto inclui membros da Irmandade Muçulmana, explica que a anistia consiste no perdão de metade da pena sempre e quando não haja uma denúncia feita por algum indivíduo.

Desde que explodiram os protestos políticos em meados de março o regime de Bashar al-Assad tratou de aplacá-los sem sucesso com a adoção de várias medidas.

Em 11 de maio, criou um comitê para elaborar uma minuta de uma nova lei eleitoral para a realização de eleições gerais.

Além disso, em 21 de abril, Assad aprovou o fim da Lei de Emergência, vigente desde 1963, a eliminação do Alto Tribunal da Segurança do Estado e apoiou uma nova lei que garante o direito de convocar protestos pacíficos.

Em meados de abril anunciou também um novo Governo com o ex-titular de Agricultura Adel Safar como novo primeiro-ministro.

Mais de 1 mil manifestantes morreram desde o início dos protestos que ganharam força e estenderam-se por várias cidades do país.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosSíriaDitadura

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos