Mundo

Assad adverte para risco de guerra regional

O líder sírio qualificou o Oriente Médio como um "barril de pólvora" e é impossível prever as consequências de uma ação militar contra a Síria

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 15h28.

O presidente da Síria, Bashar Assad, advertiu nesta segunda-feira para o risco de eclosão de uma guerra regional caso o Ocidente promova uma ofensiva militar contra seu país. O líder sírio qualificou o Oriente Médio como um "barril de pólvora" e é impossível prever as consequências de uma ação militar contra a Síria.

Os comentários de Assad foram feitos em entrevista exclusiva ao jornal francês Le Figaro.

Segundo Assad, "todo mundo vai perder o controle da situação, o caos e o extremismo vão se espalhar e o risco de uma guerra regional é real".

Assad desafiou ainda os Estados Unidos e a França a apresentarem provas que sustentem a acusação de que o governo sírio usou armas químicas contra população civil, usada por ambos para justificar a necessidade de intervenção militar. Na avaliação do presidente sírio, os líderes dos dois países "foram incapazes de fazê-lo, inclusive perante seus próprios povos".

Na entrevista ao Figaro, Assad comentou ainda que a forma como Paris está lidando com a situação está transformando a França em inimiga da Síria. Trechos da entrevista foram publicados na página do Figaro na internet. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadCrise políticaEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaPaíses ricosPolíticosSíria

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame